(HOME)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Escola Agartha de Filosofia & Mistérios

A Escola Agartha de Filosofia & Mistérios é uma Escola de Iniciação e de Iluminação (+), alinhada com as perspectivas espirituais da nova Raça-raiz em ascensão. 
A Escola Agartha culmina o Plano da Hierarquia (+) de preparação da humanidade para a Nova Era, trazendo a restauração e a renovação dos Mistérios Eternos.
Trata-se de é uma entidade de ensino esotérico tradicional, com tônica voltada para o Ocultismo Prático e a Alquimia espiritual, assim como para a Astrosofia (astrologia esotérica) e para a Geosofia (geografia sagrada), doutrina na qual se especializa e destaca todavia, a par com as tendências das escolas herméticas sul-americanas, em função do caráter setenário ou consumatório desta região, preparando assim os mistérios da parúsia e do millenium.

A Escola Agartha F:: M:: é, acima de tudo, a “Escola do Verbo” ou a grande Escola Mântrica da Nova Era, pois “no princípio era o Verbo” e pelo Verbo todas as coisas são renovadas.
Propõe inicialmente a busca da Iniciação Solar, somo síntese e resgate da Sabedoria Árya que reúne e sintetiza, por sua vez, a evolução ancestral da Terra através da sua Tríplice Luz (“Trismegisto”), através da formulação correta da síntese da “Palavra Sagrada” AUM que leva à reintegração do Espírito, através do cultivo de Som, Luz e Amor que compõe a essência da Tríade espiritual.

A partir disto, apresenta as Chaves da nova iniciação racial, que já é uma Iluminação Científica, através da revelação da síntese da “Palavra Perdida” IAO que leva à reintegração da Mônada pela fusão de Som, Luz e Amor na Unidade divina do Logos.

A EAFM apura várias novas Chaves da Doutrina Secreta, razão pela qual adotamos também a classificação de Saint Yves d’Alveydre das “Quatro Ciências Sagradas de Agartha”, sendo a Escola especialmente pródiga nestas Doutrina cujos símbolos tradicionais de integração (mandala, yantra, stupa, etc.) são definidos nos seguintes termos:


1. Geosofia .............. o Quadrado (terra, Elementos)
2. Astrosofia ............ o Círculo (tempo)
3. Alquimia ............. o Triângulo descendente (iniciação)
4. Ascensiologia ...... o Triângulo ascendente (iluminação)

Estas Quatro Ciências naturalmente se combinam entre si, como na imagem das “rodas dentro de rodas” da visão de Ezequiel. Outros sistema e doutrinas de LAWS, como O Evangelho da Natureza, o Dharma de Maitreya e o Projeto-Exodus, se valem destas combinações.
A Escola Agartha é uma Escola alquímica e gesófica, como o seu nome sugere, isto é, amplamente voltada para a transformação e para a Geografia sagrada.

Trata-se também de uma escola apostólica ou hierárquica de comunhão. A verdadeira escola iniciática pode assegurar os seus resultados, porque assenta os seus preceitos sobre a Alma, o amor e a divindade, e não meramente no conhecimento.


Uma Escola Aberta

Comparativamente às antigas Escolas de Iniciação, ela é também uma Escola Aberta, que ministra e difunde direta e amplamente os seus Ensinamentos para o público, porque a extensão, a pureza e a profundidade dos mesmos, já acarreta suficientes desafios inerentes. Reserva assim os seus segredos ao essencial, especialmente àquilo que não pode ser comunicado abertamente dentro dos Novos Mistérios (até por envolver treinamento avançado), já que os Antigos Mistérios áryos devem ser apenas restaurados como base para as novas coisas.

A EAFM entende que a premissa da anunciada Reabertura das Escolas de Iniciação, denota não apenas a acessibilidade de nossos membros ao rol dos Mistérios, mas também toda uma renovação de linguagem, tornando os focos dos Arcanos sagrados integrados ao mundo em geral, e não apenas como um culto fechado interno para iniciados seletos, já que se almeja na Nova Era a iluminação coletiva.

Quando Bailey revelou o Plano da Hierarquia, afirmou que na última etapa os ensinamentos do Plano seriam difundidos pelo rádio. Para a Escola, cabe entender tal coisa, não tanto de forma limitada a este veículo eletrônico em si, mas incluindo as mídias abertas em geral (que na época de Bailey se limitavam ao rádio), tal como a televisão e, mais modernamente, a internet, veículos cada vez mais eficazes de difusão da comunicação. A Escola Agartha se vale especialmente da rede mundial, a web, cuja sigla WWW inclusive lembra o símbolo logográfico de Aquário. Tal como o símbolo natural deste signo, também mostra um ancião vertendo fartamente as águas da Sabedoria eterna sobre o mundo.

Assim, os caminhos da Escola Agartha cada vez mais foram sendo orientados para a renovadora e aquariana idéia da Escola Iniciática Aberta, o que estava inclusive previsto no “Plano da Hierarquia”. Na verdade, isto não altera substancialmente as coisas, apenas amplia as possibilidades, dando mais oportunidade para os estudos. Mantém-se praticamente incólumes todos os preceitos das Escolas Iniciáticas Tradicionais, porém adaptadas à preparação de uma época de integração, ou uma Idade de Ouro da civilização. O importante aqui, é compreender que a prática representa o essencial de tudo. O manancial aquariano de informações, impõe justamente a oportunidade e a possibilidade de avançar nas práticas, a partir do conhecimento e do ensino das técnicas, do contrário ele se torna uma simples banalização de dados.


Da obra "Magia Branca & Teurgia - Oriens et Ocidens."

Ver mais
Ver também Teosofia Científica.

Um comentário:

  1. Olá a escola é em Porto Alegre?
    E gostaria de entrar em contato com o professor
    Luís A. Weber Salvi poderiam me ajudar?
    Meu email é sanginetors@hotmail.com.
    Muito obrigado!
    Att
    Sangineto

    ResponderExcluir